Sobre o NM em Foco

Somos o projeto NM em Foco. Nos reunimos com objetivo de discutir a não-monogamia fundamentada em um pensamento político que compreende a monogamia, não apenas como uma modelo relacional, mas como uma estrutura de dominação que orienta a forma como nos relacionamos em sociedade.

A monogamia enquanto prática compulsória, sistematiza e hierarquiza as relações, além de enfraquecer a nossa capacidade de organização coletiva, transformando comunidades em núcleos produtivos. Refletindo sobre isso e percebendo a escassez de perfis nas mídias sociais online que abordavam o assunto por uma perspectiva de pessoas dissidentes, Nana Miranda, Newton Jr. e Simone Bispo se uniram para trazer junto ao debate público uma análise interseccional acerca da não-monogamia para além do senso comum.

Nossas produções estão voltadas para as questões de gênero, raça, classe e sexualidade. Por isso, tomamos a não-monogamia política como um projeto coletivo e emancipatório que permite a imaginação de alternativas que se utilizam da construção de redes afetivas baseadas na ajuda mútua para reagir aos efeitos nocivos da estrutura monogâmica. Para nós a não-monogamia política é um dos orientadores dos nossos projetos de vida e o fio condutor para a formação de uma identidade política anticolonial, anticapitalista e antirracista.

Quem faz o NM em Foco:

Nana Miranda | Mestra em Comunicação Social pela Puc-Minas, Especialista em Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UNA e Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Promove. Co-fundadora do NM em Foco, apresentadora do Podcast NMPod. 

Newton Júnior | Licenciado em Música pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduando em Educação Musical e Ensino de Artes. Co-fundador do NM em Foco. Participou do livro “Não-monogamia LGBT+: pensamento e artes livres” e prefaciou o livro “Bixa ex-monogâmica”. 

Thais Carvalho | Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP. Ilustradora independente e produtora de conteúdo. Suas áreas de pesquisa, interesse e produção são: Educação, infâncias, gênero e sexualidade, interseccionalidade, educação sexual e não-monogamia política.

Victor Barroso | Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá. Licenciando em Letras – LIBRAS pela Universidade Federal do Ceará. Consumidor de carteirinha de podcasts e cozinheiro amador. Um dos apresentadores do Podcast NMPod.