Sobre o NM em Foco

Somos o projeto NM em Foco. Nos reunimos com objetivo de discutir a não-monogamia fundamentada em um pensamento político que compreende a monogamia, não apenas como uma modelo relacional, mas como uma estrutura de dominação que orienta a forma como nos relacionamos em sociedade.

A monogamia enquanto prática compulsória, sistematiza e hierarquiza as relações, além de enfraquecer a nossa capacidade de organização coletiva, transformando comunidades em núcleos produtivos. Refletindo sobre isso e percebendo a escassez de perfis nas mídias sociais online que abordavam o assunto por uma perspectiva de pessoas dissidentes, Nana Miranda, Newton Jr. e Simone Bispo se uniram para trazer junto ao debate público uma análise interseccional acerca da não-monogamia para além do senso comum.

Nossas produções estão voltadas para as questões de gênero, raça, classe e sexualidade. Por isso, tomamos a não-monogamia política como um projeto coletivo e emancipatório que permite a imaginação de alternativas que se utilizam da construção de redes afetivas baseadas na ajuda mútua para reagir aos efeitos nocivos da estrutura monogâmica. Para nós a não-monogamia política é um dos orientadores dos nossos projetos de vida e o fio condutor para a formação de uma identidade política anticolonial, anticapitalista e antirracista.

Quem faz o NM em Foco

Alef Santana | Doutorando em Ciências na Escola de Enfermagem da USP. Formado em Enfermagem pela UPE, possui mestrado em Enfermagem pela UFPE, e especialização em Saúde Pública pela FACIGMA. Desenvolve estudos no campo da Saúde Coletiva e suas articulações com as Ciências Sociais e Humanas, especificamente gênero, sexualidade e Antropologia da Saúde/Emoções. É autor do livro ”Bixa ex-monogâmica”.

Camila Freitas | Colaboradora e editora no projeto NM em Foco, é jornalista pela PUC Minas e pós-graduanda em Marketing Digital pela UNA. Atua com produção de conteúdo há mais de 10 anos. 

Nana Miranda | Mestranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Puc-Minas, pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UNA e graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Promove. Integrante do Grupo de Pesquisa Mídia e Narrativa (Puc-Minas). Monitora do Centro de Crítica da Mídia da Faculdade de Comunicação e Artes da Puc-Minas. Co-fundadora e editora do projeto NM em Foco.

Newton Júnior | Licenciando em Música pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do PET Educação Musical e membro do Grupo de Estudos em Saberes Populares – GESP. Co-fundador e organizador/editor do projeto NM em Foco. Participou do livro “Não-monogamia LGBT+: pensamento e artes livres” e prefaciou o livro “Bixa ex-monogâmica”. Suas áreas de pesquisa, interesse e produção são: estudos raciais e de gênero, interseccionalidade, pensamento anticolonial, pensamento feminista negro e Não-monogamia Política.

Thais Carvalho | Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP. Ilustradora independente e produtora de conteúdo. Suas áreas de pesquisa, interesse e produção são: Educação, infâncias, gênero e sexualidade, interseccionalidade, educação sexual e não-monogamia política.
Thainá Salomão | Jornalista em formação pela FAPCOM, atualmente trabalha com social media em uma agência de comunicação. Tem projeto de desenvolver um documentário sobre mulheres negras na tecnologia. Suas áreas de interesse e produção são: estudos raciais, de gênero e sexualidade, comunicação, tecnologia, interseccionalidade, decolonialidades e não-monogamia política.